Represa de Juturnaíba, Reserva Biológica Poço das Antas!

Pessoal, esse é um vídeo de um passeio feito com toda família lá na Represa de Juturnaíba que também é chamada de Reserva Biológica Poço das Antas. É de lá que sai a água que abastece toda Região dos Lagos do Estado do Rio de Janeiro. O passeio foi feito em janeiro de 2016 mas somente agora estou publicando ele porque achei recentemente no meio dos meus arquivos. Espero que gostem!

A Represa de Juturnaíba, antiga Lagoa de Juturnaíba, é um importante espelho d’água, situada no Rio São João e que é responsável pelo abastecimento de água de toda Região dos Lagos. O nome Juturnaíba é originário da palavra indígena Nhetoronoa-aba ou Nhetoranga-aíba, que significa lago medonho ou mal-assombrado e foi dado devido à presença de urutaus, Nyctibius griseus, nas matas. Os urutaus são aves noturnas de grande porte cujo canto melancólico era temido pelos índios Tamoios que habitavam a região.

Equivocadamente, muitos ainda chamam o local de lagoa. Porém, na verdade trata-se hoje de uma represa, devido ao barramento pouco acima da confluência do canal do Revólver com o rio principal, entre os morros do Madureira e Crioula. O lago (ou represa) está situada entre os municípios de Araruama e Silva Jardim, numa distância de 12,5 km do centro de São Vicente de Paulo, distrito de Araruama.

Apesar do barramento, Juturnaíba é considerada por muitos como um santuário ecológico, em razão de sua proximidade com a Reserva Biológica Poço das Antas, além de que encontra-se no local uma grande diversidade de peixes, havendo pequenas ilhas no local que fazem da lagoa um viveiro natural de espécies nativas de animais.

Vocês querem ajudar? Então compartilhem o link desse vídeo nas suas redes sociais pra dar uma força na divulgação dele. E não se esqueçam de me seguir lá no Instagram, procure por @macleioficial ou pelo link https://instagram.com/macleioficial para ficarem por dentro de postagens exclusivas!

Assistam ao vídeo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.