Você sabe o que é um motoclube?

Motoclube é uma associação de pessoas que apreciam o motociclismo. Esses clubes são organizados com finalidade de estabelecer relações de camaradagem e amizade, promovendo sinergia entre os membros. Eles organizam passeios e encontros para confraternizar e manter contato com os componentes e, claro, andar de moto.

No Brasil, o primeiro motoclube criado foi o Moto Club do Brasil, em 1927, no estado do Rio de Janeiro. Anos depois, foi criado o Motoclub de Campos, em 1932, também no Rio. Na mesma época, nos Estados Unidos, surgiram motoclubes com regras rígidas e que ficaram bem conhecidos, como o Motormaids, grupo formado só por mulheres.

Algumas pessoas possuem uma imagem negativa dos moto clubes. Provavelmente, essa percepção foi criada na década de 50, quando a mídia passou a expor a imagem de que participantes de motoclubes eram arruaceiros, desordeiros e bandidos. Tal imagem foi reforçada por filmes de Hollywood, como o filme ‘The Wild One’, ou traduzido ‘O Selvagem’, estrelado por Marlon Brando.

Entretanto, na década seguinte, a imagem dos motociclistas foi alterada no cinema. A imagem romântica dos amantes de motos, que atribuiu a eles a sensação de liberdade e resistência ao sistema, alcançou o auge com o filme ‘Easy Rider’, também conhecido pelo nome ‘Seu Destino’, que foi estrelado por Peter Fonda e Dennis Hopper. Com o tema musical ‘Born to be Wild’, o filme virou referência quando se pensa em filmes envolvendo motociclistas.

Em teoria, para fazer parte de um moto clube é necessário e imprescindível seguir as regras e normas do grupo que você irá se associar. Cada um possui seu regulamento e leis internas, portanto o que vale para um não valerá para outro necessariamente. Exemplos de regras dentro de moto clubes são:

  • Respeito à hierarquia (presidente, vice-presidente, secretário, tesoureiro);
  • Respeito às regras de trânsito;
  • Respeito às regras do encontro e das viagens;
  • Não tirar satisfação sozinho em caso de problemas com outros moto clubes. Reportar-se sempre ao presidente do clube que você faz parte, para que ele resolva com o presidente do outro clube (integrante não resolve nada com outro integrante);
  • Respeitar o ordenamento do comboio nas estradas;
  • Responder as convocações, apresentando justificativa caso não possa comparecer;
  • Obrigatoriedade de comparecer nos encontros de calendário fixo, com possibilidade de aplicação de punições ou sansões;
  • Ou seja, para fazer parte de um motoclube é preciso disciplina e dedicação, além de respeito entre os membros e entre outros grupos.

O maior clube de motos do Brasil, atualmente, é a irmandade Bodes do Asfalto, mas o posto já foi do grupo Os Abutres. No mundo, o maior motoclube é o Hells Angels, dos Estados Unidos, que possui clubes no Brasil.

Ficou com vontade de fazer parte de um motoclube? Você pode procurar recomendações de amigos motociclistas que façam parte de alguns deles, isso porque em muitos você só entra se for convidado por algum membro ativo.

Espero que tenha conseguido ajudar vocês a entender esse tema tão importante para o motociclismo mundial. Não esqueçam de compartilhar o link desse artigo em todas as suas redes sociais para dar uma grande força na divulgação dele.

Você tem alguma opinião ou experiência a respeito desse tema? Então comente abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.