A Importância da Manutenção Correta do Freio!

Hoje vamos conversar sobre a importância da manutenção correta do sistema de freio do seu veículo, seja um carro ou uma moto. Vamos começar pelo item mais negligenciado de todos: o óleo de freio! A recomendação dos fabricantes de óleo de freio é que a troca seja feita 1 vez por ano ou no máximo a cada 2 anos. O motivo é que o óleo do freio é higroscópico, ou seja, com o tempo ele vai absorvendo a umidade do ambiente, assim a partir de 1 ano de uso ele já vai perdendo sua eficiência e com 2 anos o sistema de freio do carro já está comprometido.

Esse é um sintoma muito difícil de perceber já que tudo isso vai acontecendo aos poucos, no uso diário, assim quem está dirigindo não consegue perder essa perda de eficiência já que vai se acostumando com ela. Portanto é muito importante que no mínimo essa regra seja respeitada. Detalhe: alguns fabricantes de veículos que recomendam a troca em um prazo mais curto, leia atentamente o manual do seu carro ou da sua moto para verificar o prazo correto.
Outro problema é que óleo de freio sujo pode trazer problemas para a pinça e os demais componentes do sistema, tendo um óleo sempre limpo ajuda a manter a saúde e a eficiência de todo o sistema de freio.

Outro item também negligenciado são os mangotes de freio! Essas mangueiras são responsáveis por levar o óleo de freio do reservatório para as rodas, e com o uso do carro ou da moto elas vão perdendo sua eficiência, com mais ênfase nas motos! Quanto mais forte usar o freio o mesmo vai gerar mais calor, e este calor vai dilatando as mangueiras do freio e fazendo ele perder sua eficiência! Por isso muitos trocam as mangueiras originais de borracha por mangueiras reforçadas com malhas de aço, mais conhecidas como aeroquip, onde essa dilatação não ocorre de forma tão acentuada dando mais segurança em freadas de emergência. Reparem que todas as motos de corrida utilizam mangueiras com sistema aeroquip.

Os discos de freio também merecem ter uma atenção especial já que eles possuem uma espessura mínima de uso! Essa espessura geralmente está informada no próprio disco (geralmente em milímetros) e também no manual do seu veículo. Com o tempo os discos também sofrem pequenos empenamentos que podem causar trepidação no guidão na hora de frear, o uso contínuo nessa condição pode acabar trazendo problemas para os rolamentos das rodas, portanto não esqueça dos discos.

Por fim, a manutenção corriqueira, ou seja, aquela que deve ser feita regularmente, no caso das motos semanalmente, é sempre verificar o estado das pastilhas de freio quanto ao desgaste e outros problemas (vitrificação, quebras etc) e trocadas assim que for detectado alguma anomalia. Já as sapatas (lonas) de freio, geralmente usadas na rodas traseiras, devem ser reguladas semanalmente nas motos e, tanto nas motos quanto nos carros, devem ser verificadas em todas as revisões que forem feitas nos veículos.

Bom, com essas dicas importantes vocês vão conseguir manter em pleno funcionamento uns dos sistemas mais importantes para a segurança do trânsito, muitas vezes negligenciado por falta de conhecimento sobre seu funcionamento e manutenções que devem ser dadas. Fazendo tudo certo o freio do seu carro ou da sua moto estará sempre em perfeitas condições quando você mais precisar dele!

Assistam agora ao vídeo sobre o assunto e compartilhem com todos seus amigos que possuem um carro ou uma moto!

Você quer uma câmera para filmar seus passeis e aventuras? Recomendo a Eken H9, uma excelente câmera esportiva de ação que pode ser comprada através do link http://goo.gl/vh2dKa de forma segura e confiável!

Gostou do conteúdo? Que tal você ser meu apoiador oficial contribuindo com apenas 5 reais? Acesse o Apoia.se e faça já seu cadastro! Não se esqueça de curtir minha página no Facebook, meu perfil no Twitter, de me seguir no Instagram, assinar meu canal no YouTube e de me seguir no Google+ para ficar por dentro de todas as novidades. Recomendo a Essencial Host para fazer a hospedagem do seu site, blog ou loja virtual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.